Agência Reguladora PCJ conclui nova etapa do Programa DMC
Durante a fase de treinamentos do Programa Distrito de Monitoramento e Controle (DMC) da ARES-PCJ, realizada nos dias 04 e 05 de agosto de 2016, a empresa parceira Itron, ensinou as equipes técnicas da Agência e do DAE de Santa Bárbara D’Oeste a manusearem os equipamentos instalados no bairro Jardim Laudisse, local escolhido para teste do programa.
Os treinamentos contaram com uma visita técnica às instalações da empresa Itron, onde o grupo pode conhecer o local de fabricação dos hidrômetros e dos demais equipamentos que estão sendo utilizados na execução do Programa DMC.
O Programa foi iniciado em dezembro de 2015 e já vem apresentando alguns bons resultados no que tange a redução de perdas hídricas no bairro escolhido como teste. Estima-se que a perda hídrica caiu de 66% para 32%, em vinte dias monitorados no mês de julho. Os dados ainda podem sofrer alterações, por isso esses números não são oficiais, apenas estimativa do que foi monitorado até o final de Julho de 2016.
A próxima fase do Programa é a conclusão dos relatórios finais elaborados pela empresa Itron e em seguida a avaliação da Agência Reguladora PCJ desses resultados.
O objetivo é de difundir aos 56 municípios associados qual o melhor investimento, apontado nos estudos, e que resultará em redução de perdas hídricas.
O programa foi inspirado em um modelo idêntico implantado na França, na cidade de Saint Ambroix, onde diretores e técnicos da ARES-PCJ estiveram conhecendo e constataram que os franceses conseguiram reduzir, em um período reduzido de 65% para 35% as perdas hídricas na Bacia hidrográfica daquela região.