Analista da ARES-PCJ participa de Congresso Mundial da Água em Tóquio
O 11º Congresso Mundial da Água ocorreu este ano entre os dias 17 e 20 de setembro em Tóquio, Japão. Na oportunidade, a analista da ARES-PCJ, Thalita Salgado Fagundes, esteve presente como moderadora no 5º Fórum Internacional de Reguladores de Água e membro do Comitê de Organização do Fórum dos Líderes Emergentes de Água, dos Jovens Profissionais da Água.
O IWA desse ano teve como foco a economia digital, megacidades, difusão de inovação, resiliência a desastres e sustentabilidade. Em sessão do congresso, Thalita foi moderadora do Fórum de Reguladores, quando também pôde compartilhar experiências da ARES-PCJ no assunto. “Foi discutido sobre resiliência econômica, através de educação à população da importância da tarifa, sobre a participação da sociedade civil como ator ativo na evolução dos sistemas de saneamento, e como reguladores podem incentivar essa participação”, conta.
A analista compôs o Comitê de Organização do Fórum dos Líderes Emergentes de Água, onde foi facilitadora na discussão sobre como o setor de saneamento básico deve responder à crescente urbanização, que demanda cada vez mais o uso de recursos hídricos. O Fórum é composto de jovens profissionais da água (até 35 anos), com orientação de profissionais mais experientes, reconhecidos mundialmente.
A edição contou com quase 10 mil participantes, vindos de 98 países. Na estadia, a analista ainda realizou visita técnica aos sistemas de abastecimento e tratamento de água da capital do país, que é um dos que se destaca no mundo frente o combate às perdas de água.
Fotos:Bureau of Waterworks