ARES-PCJ capacita mais de 70 pessoas em curso para ouvidorias
Na manhã da última terça-feira, dia 09 de maio de 2017, a Agência Reguladora PCJ reuniu no NoHotel Premium em Americana, mais de 70 pessoas para realizar a sua segunda capacitação para ouvidorias. O evento contou com representantes de prefeituras, serviços de água e esgoto dos municípios associados à ARES-PCJ, PROCONs municipais e Agências Reguladoras de outros municípios fora da área de atuação da ARES-PCJ.
Quem deu início às atividades da capacitação foi o Ouvidor da Agência Reguladora PCJ, Iuri Botão, que apresentou todo o funcionamento da Ouvidoria na ARES-PCJ, as suas regulamentações, citou também diversos exemplos práticos de casos, além dos avanços e mudanças propostas nas normatizações a partir das demandas recebidas pela ouvidoria.
O segundo palestrante foi Paulo César Araújo Balloni, representante da Ouvidoria da Sanasa Campinas. A ouvidoria da companhia foi uma das primeiras da área de saneamento na região, atendida pela ARES-PCJ e Balloni participa desde o início do processo. Em sua apresentação ele detalhou a respeito do funcionamento, metodologia de trabalho da ouvidoria, além de expor dados estatísticos e casos concretos solucionados.
A terceira e última palestra da capacitação foi ministrada pela representante da BRK Ambiental Sumaré (antiga Odebrecht Ambiental), Mônica Lopes. Desde a concessão dos serviços à concessionária, sempre receberam uma demanda muito grande de reclamações, que chegavam por meio de Procon, Ouvidoria Municipal, Vereadores, e também pela Ouvidoria da ARES-PCJ. Por isso, em sua apresentação, ela explicou como a concessionária se organizou internamente para responder as demandas e aumentar a quantidade e velocidade da resolução de problemas que chegavam até a ouvidoria da empresa.
Marcaram presença no evento também, o Diretor Geral da ARES-PCJ, Dalto Favero e o Diretor Técnico Operacional da Agência, Carlos Roberto Gravina.
Ao final das apresentações, foram sorteados três livros da ARES-PCJ, lançado em 2016 em comemoração aos cinco anos da Agência. Além disso, todos os participantes receberão o certificado eletrônico da capacitação para ouvidorias.