ARES-PCJ colabora com Carta Compromisso aos candidatos a Prefeitos na eleição 2016
O Coordenador de Fiscalização da ARES-PCJ, Daniel Manzi e a Analista de Fiscalização, Daniele Ramirez, estiveram na manhã de ontem, dia 27 de junho, na 3ª reunião do ano do Movimento pela Redução das Perdas de Água na Distribuição, promovido na sede da SANASA Campinas. O encontro teve como objetivo aprovar a Cartilha de boas práticas no Saneamento Básico e criar uma Carta de Compromisso aos candidatos à Prefeitos na eleição de 2016.
A Carta de Compromisso visa engajar os candidatos na busca por um maior desenvolvimento do Saneamento Básico e Controle de Perdas Hídricas de cada município que representam e fazer com que iniciem o mandato já com ações pré-estabelecidas na Carta, para o setor.
Algumas das ações são elaborar/atualizar o Plano Municipal de Saneamento Básico, previsto na Lei Federal 11.445/07; Implementar as políticas públicas de diagnóstico, avaliação e execução de combate às perdas hídricas; garantir o acesso da população de baixa renda aos serviços de saneamento básico, entre outras.
A Carta ainda prevê a premiação de municípios que melhor desenvolver as ações, no 8º Fórum Mundial da Água a ser realizado no ano de 2018, em Brasília-DF.
O grupo está em fase de discussão e após a conclusão do conteúdo final da Carta, o documento será enviado aos representantes da ONU no Brasil para aprovação, em seguida distribuição aos candidatos e divulgação à imprensa.
Sobre o Movimento
O Movimento é uma iniciativa da Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas e liderado pelas empresas Braskem e SANASA e tem como principal objetivo a criação de um amplo debate sobre as perdas de água nos sistemas de distribuição, com a participação de governos, sociedade civil e setor privado, além do engajamento dos municípios, com uma agenda e ordem prática focada no desenvolvimento de um programa contra perdas hídricas.
A criação do Movimento surgiu da compreensão de que um dos grandes desafios para melhoria da eficiência da gestão da água no País é o enfrentamento da pera de água no sistema de distribuição urbano.
O objetivo é fortalecer os conhecimentos sobre perdas hídricas por parte da população, disseminar as boas práticas, capacitar atores estratégicos e engajar os organismos públicos. A meta final é colaborar para um novo cenário brasileiro em 2030.