ARES-PCJ inicia projeto de reciclagem em sua sede em Americana
O descarte incorreto de resíduos sólidos pode trazer uma série de problemas à saúde e ao meio ambiente. E em 2010 foi crida a Lei nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos determinando conceitos, estabelecendo responsabilidades, metas e prazos, para que fosse obrigatório aos municípios brasileiros a elaboração de planos de resíduos sólidos, o fechamento de lixões e implementação da coleta seletiva.
De acordo com dados do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), apenas 13% do total de resíduos urbanos gerados no Brasil são encaminhados para reciclagem. E foi pensando na Lei federal que obriga a aplicação da Coleta Seletiva e em colaborar com o aumento do número de resíduos que voltam para a cadeira produtiva, que a ARES-PCJ implantou a Coleta em suas dependências físicas.
Para isso, estamos contando com a colaboração de todos os servidores na separação adequada entre recicláveis e não-recicláveis nos seus respectivos recipientes, para que todas as segundas-feiras, a equipe da coleta seletiva da prefeitura de Americana recolha os recicláveis separados pela Agência.
Confira a baixo, uma lista com materiais que você também pode separar e destinar para reciclagem em casa ou no trabalho.
PAPEL
Papéis recicláveis:
Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.
Não servem para reciclar:
Papel vegetal, papel celofane, papel-carbono, papéis sanitários usados, guardanapos engordurados, papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde, papéis revestidos com algum tipo de silicone, fotografias, fitas adesivas e etiquetas adesivas.
Quais cuidados devo ter?
Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados.
PLÁSTICO
Plásticos recicláveis:
Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes. Embalagens Tetra Pak podem ser separadas juntamente com o plástico.
Plásticos não-recicláveis:
Embalagens plásticas metalizadas, por exemplo, de alguns salgadinhos, adesivos, espuma.
Quais cuidados devo ter?
Potes e frascos sem restos de comida para evitar animais próximo ao local de armazenamento.
VIDROS
Em geral, recicláveis.
Vidros não recicláveis:
Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
ALUMÍNIO/METAL
Recicláveis. Reduzir volume para melhor armazenamento.
Você conhece a regra dos 3 R’s?
Reduzir
Agir como consumidor consciente de todo o impacto ambiental da cadeia de produção do produto a ser consumido: desde a extração da matéria-prima à destinação do resíduo proveniente de seu consumo.
Atitudes adotadas pela ARES-PCJ: uso de garrafinha própria/caneca/copo disponíveis na cozinha para beber água e café diários a fim de reduzir uso excessivo de copos plásticos. A quantidade de água utilizada para lavar um copo é menor do que a usada para fabricação de um copo plástico novo.
Dicas para adotar em casa: uso de sacolas ecológicas/reutilizáveis nos supermercados; compra de produtos com menor uso de embalagens, ou com embalagens recicláveis (dar preferência a alumínio, vidro, plásticos grossos; evitar isopor).
Reutilizar
Dar outro destino ao resíduo antes da sua disposição final.
Atitudes adotadas pela ARES-PCJ: utilizar copo plástico para água, guardá-lo e reutilizá-lo, quando possível. Guardar os papéis de escritórios, quando possível, para rascunho.
Dicas para adotar em casa: usar potes de vidro para armazenar alimentos e utensílios em casa.
Reciclar
Coleta Seletiva.
Atitude adotada pela ARES-PCJ e dica para adotar em casa: separar alimentos orgânicos de lixo reciclável.