Colaboradores da ARES-PCJ integram Coletânea Regulação do Saneamento Básico
Com o objetivo de apresentar modelos de referência (benchmarking) para todas as agências do país, a Coletânea Regulação do Saneamento Básico foi lançada na última semana durante o Congresso Brasileiro de Regulação, promovido pela ABAR (Associação Brasileira de Agências Reguladoras). A obra, lançada como parte das homenagens aos 20 anos da ABAR, traz artigos inéditos sobre o setor, abordando temas relevantes no Brasil e no exterior.
O material conta com artigos produzidos por colaboradores da ARES-PCJ. O Diretor Administrativo e Financeiro, Carlos Roberto de Oliveira, assina o artigo “A regulação do saneamento em regiões metropolitanas”.
As Analistas de Fiscalização e Regulação Thalita Salgado Fagundes e Daniele Ramirez e o Coordenador de Fiscalização Daniel Manzi produziram o artigo “A Eficiência Energética no Saneamento Básico”. O texto é assinado também por Rita Cavaleiro de Ferreira, coordenadora do Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água (ProEESA).
“Tarifas e Contabilidade Regulatória” é o tema do artigo produzido pelo Coordenador de Contabilidade Regulatória da ARES-PCJ, Lucas Cândido dos Santos. O trabalho foi produzido em conjunto com Cássio Leandro Cossenzo, superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira da Adasa; Camila Elena Muza Cruz, superintendente de Análise Econômico-Financeira na ARSESP; e Luiz Antonio de Oliveira Júnior, especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos na ARSESP.
Outros artigos em destaque na coletânea tratam de cobrança de tarifas e contabilidade do setor, qualidade dos serviços, eficiência energética, planos municipais, drenagem e manejo de águas pluviais. Há ainda um artigo que trata ainda da metodologia ACERTAR, que visa a melhoria da confiança das informações e indicadores de desempenho do setor de saneamento no Brasil.
O material está disponível para leitura e download gratuito na internet, através do link: http://abar.org.br/biblioteca/
(Com ABAR)