Evento discute boas práticas em tratamento de esgoto
A Academia ARES-PCJ promoveu no dia 4 de março o Programa Boas Práticas com o tema tratamento de esgoto sanitário. O treinamento, gratuito, teve como público-alvo os funcionários das áreas técnicas dos prestadores dos serviços de saneamento associados à ARES-PCJ. O evento foi aberto pelo Diretor Geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi; pelo Diretor Técnico-Operacional, Carlos Roberto B. Gravina; e pela Coordenadora da Academia ARES-PCJ, Thalita Salgado Fagundes.
A capacitação teve início com a palestra de Rafael Freitas (Laboratório de Processos Biológicos, Universidade de São Paulo) sobre o tema “Monitoramento Microbiológico”. Na sequência houve a apresentação, via videoconferência, com as pesquisadoras Maria João Rosa e Catarina Silva, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal. As estudiosas abordaram o tema “Controle de Fármacos no Tratamento de Água Residual Urbana em Lodos Ativados".
No período da tarde, Renata Gasperi, funcionária da SANASA Campinas, falou sobre o funcionamento e dificuldades da ETE Capivari I e EPAR. Colaboradora da SESAMM Mogi Mirim, Sirlei C. Brignoli, deu continuidade às apresentações, com o tema “Funcionamento e geração de energia fotovoltaica da ETE Mogi Mirim – Sistema Orbal”. Estevão Ribeiro, da CODEN Nova Odessa, compartilhou suas experiências e desafios no desenvolvimento do Sistema UBOX, da ETE Quilombo.
Ao final, Karina Carregari e Felix A. de Moura, da AMBIENT Ribeirão Preto, destacaram os trabalhos de digestão do lodo e geração de energia na ETE Ribeirão Preto.