Instituto Trata Brasil premia ARES-PCJ como exemplo na regulação de saneamento
O Instituto Trata Brasil premiou a ARES-PCJ como exemplo de bons resultados na regulação e fiscalização dos serviços saneamento básico. A premiação aconteceu no dia 17/09 durante o evento “Cases de Sucesso”, realizado na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI).
A iniciativa, realizada em parceria com a GO Associados, distinguiu também o município de Piracicaba, que é regulado e fiscalizado pela ARES-PCJ. A cidade foi destaque nos indicadores de saneamento básico, com 100% da população com acesso à agua tratada, coleta e tratamento de esgoto. Foram reconhecidos ainda os trabalhos na área de saneamento das agências reguladoras ARSAE (MG), Arsesp (SP), além dos municípios de São Ludgero (SC), Hortolândia (SP), Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP) e Rondonópolis (MT).
O presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, explicou que a escolha da ARES-PCJ, juntamente com a ARSAE (MG) e ARSESP (SP), se deve aos “bons resultados com a população neste papel de serem representantes da sociedade na fiscalização dos serviços. A regulação é fundamental, porque ela garante a prestação dos serviços de maneira digna”.
Para o Diretor Geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, a iniciativa é importante para mostrar os bons resultados da regulação, que tem papel fundamental para a prestação adequada dos serviços de saneamento básico. “A regulação permite, entre outros aspectos, que os municípios sejam fiscalizados quanto ao cumprimento dos seus planos locais de saneamento básico. E que, além disso, pratiquem tarifas módicas com um serviço satisfatório à população”.