Mogi Guaçu comemora 144 anos

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Mogi Guaçu pelos seus 144 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário nessa quinta-feira (09/04), é associado à ARES-PCJ desde 2016, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto).

História

O município de Mogi Guaçu é cortado pelo rio que originou seu nome, cujo significado na língua dos primeiros habitantes é "Rio Grande das Cobras". Com a chegada dos bandeirantes, que viajavam rumo ao oeste mineiro e a Goiás, em busca do ouro, a população indígena foi diminuindo e, às margens do rio Moji-Guaçu, foi formado um vilarejo para dar pouso aos desbravadores.

O desenvolvimento econômico começou com a produção de café e após a instalação do ramal ferroviário da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (1875). Em 9 de abril de 1877 a Freguesia de Conceição do Campo tornou-se Mogi Guaçu. Passou a ser Comarca somente em 30 de dezembro de 1966. Com a abolição da escravatura, deu-se início à fase industrial através de imigrantes italianos que instalaram as primeiras cerâmicas. O pioneiro foi o Padre José Armani com sua fábrica de telhas. As cerâmicas ainda fazem parte do cenário empresarial do município. (Com informações da Prefeitura de Mogi Guaçu)