Município de Amparo comemora 191 anos de existência
A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Amparo pelos seus 191 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário na quarta-feira (08/04), é associado à ARES-PCJ desde 2014, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE).
História
A cidade nasceu oficialmente em 8 de abril de 1829 quando foi elevada a Capela Curada. Geraldo Dutra de Morais, em artigo publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, afirma que havia sido construída, às margens do caminho que levava a Ouro Fino e Pouso Alegre, uma pequena capela em louvor a Nossa Senhora do Amparo. Nela, o missionário Frei Francisco Filgueira teria celebrado, em 3 de setembro de 1818, a primeira missa no pequeno povoado que originaria Amparo.
As cheias do rio Camandocaia eram uma ameaça à capela e os representantes da Cúria de São Paulo exigiram a sua demolição. Foi assim que se decidiu pela construção de outra capela, a partir dos desenhos apresentados pelo mestre José Maciel, na colina onde hoje está a praça Monsenhor João Batista Lisboa. Ela também seria dedicada à Nossa Senhora do Amparo.
Em 1829, a nova capela estaria pronta e, por provisão de 8 de abril de 1829, elevada à Capela Curada. Desde esses primeiros tempos o povoado era conhecido como Capela de Nossa Senhora do Amparo. Foi a partir da elevação à Freguesia, por lei provincial de 4 de maio de 1839, que ficou conhecida apenas como Amparo ou Freguesia do Amparo. Em 14 de março de 1857 foi elevada a Vila, separando-se de Bragança e, em 1865, foi elevada à categoria de Cidade.
(Com informações da Prefeitura de Amparo)