Nova Odessa completa 115 anos

A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Nova Odessa pelos seus 115 anos de existência! O município, que comemorou seu aniversário no domingo (24/05), é associado à ARES-PCJ desde 2012, tendo os serviços de saneamento básico prestados pela CODEN (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa).

História

O desenvolvimento da região que circunda Nova Odessa teve as suas origens nas sesmarias, concedidas no fim do século XVIII. Uma sesmaria abrangia áreas de grandes proporções e era geralmente concedida a várias pessoas.  À medida que as terras iam sendo ocupadas, grandes fazendas se formavam, e aos poucos eram subdivididas entre descendentes e agregados.

Nova Odessa surgiu onde se situava a sede da antiga Fazenda Pombal, parte de uma antiga Sesmaria. Foi fundada em 24 de maio de 1905 por Carlos José de Arruda Botelho, então Secretário de Agricultura do estado de São Paulo, através do decreto que instituiu o Núcleo Colonial Nova Odessa, nas terras recém-adquiridas da Fazenda Pombal.

Seu nome é devido à visita que o fundador fez à cidade de Odessa, na Ucrânia, de onde trouxe o estilo de suas ruas. Os primeiros colonos eram imigrantes judeus ucranianos, mas não se adaptando abandonaram o empreendimento. Mais tarde foram contratados colonos da Letônia, que ocuparam definitivamente as terras onde hoje se encontra Nova Odessa.

Conhecida como “O Paraíso do Verde”, Nova Odessa tem uma preocupação especial com o Meio Ambiente. São 15 árvores para cada habitante, e mais de 30 metros quadrados de área verde para cada morador - o dobro do recomendado pela ONU. A cidade também executa um amplo programa de substituição de árvores inadequadas para calçamento por mudas novas e adequadas, garantindo a arborização das ruas e avenidas. (Com informações da Prefeitura de Nova Odessa, e do site Wikipédia)