Pedreira comemora 124 anos no sábado (31/10)
A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de Pedreira pelos seus 124 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário nesse sábado (31/10), é conveniado à ARES-PCJ desde 2010, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira).
História do município
As terras que atualmente constituem o município de Pedreira, originariamente pertenciam a Amparo e eram propriedade rural, desde o início do século XIX, de João Pedro de Godoy Moreira, fundador da cidade.
Em 1887 o fundador adquire de Jose Pedro Arruda, uma gleba de sua fazenda Santa Ana e a anexa à sua “Fazenda Grande". A partir do loteamento e arruamento de parte de suas terras, nasce, junto ao rio Jaguari, a Vila de Pedreira no ano de 1889. Em 31de outubro de 1896 a Vila de Pedreira se torna o município de Pedreira.
No início da cidade, Pedreira tinha poucas ruas e casas. Em 1889, a cidade contava com 70 habitações. Mas era um povoado bastante dinâmico, possuindo padarias, açougues, ferrarias, casa de negócios para fazendas, gêneros da terra e estrangeiros, ferragens, calçados, armarinhos. Possuía também um hotel, chamado Hotel Galli, com restaurante e que servia de local para a sociedade promover festas e encontros aos domingos.
Em 1889, a cidade sofre uma ampliação de seus limites geográficos e do traçado original da cidade, algumas ruas desapareceram, outras surgiram, muitas mudaram de nome. Assim, em 2016, 120 anos após a emancipação do município, Pedreira conta com 69 bairros e uma população de mais de 46 mil habitantes. (Com informações da Prefeitura de Pedreira)