R$ 78 mi investidos em saneamento podem ser recuperados em 20 meses
A Agência Reguladora PCJ em parceria com a empresa MDCOM, identificou um potencial de investimento de 78,6 milhões de reais em Eficiência Energética, Operacional e Redução de Perdas entre os 23 municípios que participaram ativamente do Programa. O estudo revela ainda que as autarquias e empresas conseguiriam recuperar o valor investido em 20 meses, fruto da redução no valor das contas de energia elétrica, melhoria da gestão operacional e redução de perdas hídricas.
Em virtude da elevação das tarifas de energia elétrica em todo o Brasil, a ARES-PCJ tem capacitado, desde agosto de 2015, os prestadores de serviço de saneamento básico dos municípios associados à entidade, com o objetivo de ajudá-los a encontrar ações que diminuam os gastos com energia, principal item das despesas dos prestadores.
Durante as três capacitações realizadas em Americana, Campinas e Rio Claro, foram analisadas contas de energia elétrica dos prestadores de serviço, fazendo-o entender com detalhes o que gastam, quanto gastam e onde podem economizar.
Ao final do período de capacitações, foi entregue os mais de 60 participantes, o Certificado de Participação junto das análises individuais dos potenciais de uso eficiente de energia elétrica e investimentos necessários, economia e tempo de retorno (payback) de cada município.
Dos municípios associados e conveniados à ARES-PCJ, 23 participaram ativamente do Programa. Destes, cinco ainda precisam concluir seus estudos. “O prazo para finalizar os estudos já iniciados e para que outros municípios também participem do Programa, é até o mês de abril de 2016”, alerta o Coordenador de Fiscalização da ARES-PCJ, Daniel Manzi.