São Pedro comemora 140 anos
A Agência Reguladora PCJ parabeniza a cidade de São Pedro pelos seus 140 anos de existência! O município, que comemora seu aniversário nessa segunda-feira (22/02), é associado à ARES-PCJ desde 2013, tendo os serviços de saneamento básico prestados pelo SAAESP (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro).
História do município
São Pedro é uma pequena cidade localizada no centro do Estado de São Paulo. Repousa nas encostas da Serra do Itaqueri. Ao avistá-la de longe, lembra um presépio napolitano, com seu casario entre árvores, plantações, pastagens e duas torres antigas, encimadas por uma cruz, que assinalam a fé avoenga trazida pelos povoadores em meados do século XIX. Na metade daquele século, muitos ituanos saíram da cidade natal em busca de terras de boa qualidade, com fartura de água. Pretendiam formar fazendas e cultivar a cana-de-açúcar e o café em grande escala.
O período de 1890 a 1895 foi marcado pela imigração, principalmente a italiana, que substituiu a mão escrava na agricultura. Com a respeitável produção anual de cerca de 7 milhões de quilos de café, São Pedro conseguiu projeção na época. Até um ramal de estrada de ferro chegou à cidade em 1893.
Com a crise de 1929, diminuiu de maneira acentuada a produção cafeeira. A economia estagnou. Foi quando se introduziu o bordado em ponto de cruz. A cidade ganhou fama com esse bordado. A perfuração à procura de petróleo nos anos 20, em nosso município, ocasionou a descoberta de várias fontes de águas medicinais: sulfurosas, bicarbonatadas e sulfatadas. Foi o início das Termas de São Pedro. Houve até a construção de um luxuoso Hotel Cassino.
A Serra do Itaqueri favorece o ecoturismo e a prática de esportes radicais, como o vôo em asa-delta e a descida em “rappel” nas cachoeiras e saltos da região. Feiras de artesanato também atraem os visitantes, assim como as festas populares e as comemorações dos dois santos padroeiros: São Sebastião e São Pedro. (Com informações da Prefeitura de São Pedro)