Visita a EPAR II marca encerramento de capacitação sobre tratamento de esgoto
Os servidores dos prestadores de serviço de saneamento básico dos municípios associados à ARES-PCJ que participaram do curso sobre “Fundamentos do tratamento de esgoto para operação eficiente em estações” tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR Capivari II), operada pela Sanasa, em Campinas.
A visita a EPAR Capivari II aconteceu na última sexta-feira (22/07) e marcou o encerramento do curso promovido pela Academia ARES-PCJ junto aos prestadores de serviço dos municípios associados. De acordo com a Sanasa, a EPAR Capivari II opera por meio de membranas filtrantes, capaz de conferir alto grau de pureza para a água proveniente do tratamento.
A capacitação, que reuniu mais 60 participantes, foi ministrada pelos professores Claudio Cezar de Souza Junior e Emerson Marçal Júnior (veja currículo abaixo). As aulas apresentaram a teoria aplicada à solução dos problemas operacionais mais comuns em Estações de Tratamento de Esgoto. Foram abordados, de forma prática e didática, temas como tratamento de esgoto, balanço de massa e a dinâmica microbiológica.
Sobre os professores
Emerson Marçal Júnior
Formado em Engenharia Civil pela USP (1995), com especialização em Saneamento pela UNICAMP (1997), mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (2000). Tem experiência como professor universitário e como coordenador de cursos de Engenharia Ambiental. Trabalhou na SANASA e foi presidente da Câmara Técnica do Comitê de Bacias do PCJ. Fundador e responsável técnico da E.E.A. – Empresa de Engenharia Ambiental, empresa de projetos e execução de ETEs, ETAs e EEEs, atuante no mercado desde 1999, onde é o responsável técnico de mais de 500 projetos e obras por todo Brasil.
Claudio Cezar de Souza Junior
Graduado em engenharia ambiental na UNESP de Rio Claro e Pós-graduado em infraestrutura do Saneamento Básico pela EEP de Piracicaba. Atua na área de saneamento com foco em especificação e instalação de ETE compactas há mais de 10 anos. CEO da EEA.