ARES-PCJ participa de Fórum sobre Crise Hídrica em Amparo
O 1º Fórum Sobre Crise Hídrica da Cidade de Amparo ocorre nesta terça-feira (31), das 14h às 16h, no Paço Municipal Prefeito Carlos Piffer, para discutir medidas tomadas frente a períodos de estiagem. Na ocasião, a analista de fiscalização da ARES-PCJ, Débora Faria Fonseca, aborda o posicionamento da agência sobre o desafio.
Realizado pela prefeitura e pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Amparo, o Fórum é composto por palestras e debate abertos ao público. O evento tem início com participação do prefeito da cidade, Luiz Oscar Vitale Jacob, seguido da Superintendente do SAAE de Amparo, Laura Petri Geraldino, que fala sobre “Ações de combate às perdas hídricas e desperdício – contextualização do município de Amparo”.
Na sequência, o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, apresenta sobre a “Disponibilidade Hídrica nas bacias PCJ”, e a responsável pela unidade de Administração de Recursos Hídricos da Bacia do Médio Tietê do DAEE, Sarah Janaina Menuzzo Quental, fala sobre os procedimentos de outorgas e fiscalização. A última palestra do evento é da Analista de Fiscalização e Regulação da ARES-PCJ Débora Faria Fonseca que apresenta a visão da entidade reguladora sobre o assunto.
“Será abordada a essencialidade da elaboração e cumprimento dos Planos de Saneamento Básico e de Emergência e Contingência, que contém o Plano de Racionamento. Eles devem ser elaborados de acordo com diretrizes estabelecidas pelo ente regulador, conforme a Lei federal nº 11.445. Neste contexto, a ARES-PCJ editou a Resolução nº 57, que dispõe sobre condições mínimas para racionamento em situações emergenciais de abastecimento de água nos municípios associados”, afirma Débora.