ARES-PCJ participa do 1º Seminário de Ouvidoria do Tribunal de Contas de SP
A ARES-PCJ participou na semana passada do 1º Seminário sobre Ouvidoria e Transparência na Gestão Pública, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, no auditório nobre “Professor José Luiz de Anhaia Mello”, em São Paulo. O evento, direcionado aos gestores públicos, ouvidores e servidores da esfera municipal e estadual e tem como objetivo divulgar o papel da Ouvidoria na Administração Pública e a importância da participação dos cidadãos no acompanhamento e controle das atividades que envolvem recursos públicos.
Representaram a ARES-PCJ no evento o Ouvidor, Iuri Botão, e o Coordenador da Secretaria Geral, Paulo de Oliveira Matos Junior. Na capacitação foram tratados temas relacionados à implantação e atuação das ouvidorias, operacionalização de canais de atendimento ao cidadão, técnicas de mediação e tópicos ligados às legislações vigentes.
A primeira palestra, ministrada pelo Ouvidor-Geral do Estado, Gustavo Úngaro, abordou o tema “Ouvidoria Estadual, promoção da transparência e melhoria da Gestão Pública”. Em seguida a Coordenadora da Rede Paulista de Ouvidores, Maria Inês Fornazaro, palestrou sobre ”Ouvidoria Municipal no Poder Legislativo e Executivo”.
O Procurador do Estado de São Paulo, Levi de Mello, também deu uma palestra no Seminário e abordou o tema “O acesso à informação na Gestão Pública Municipal”. A última palestra foi sobre “Ouvidoria na Fazenda Pública’”, comandada pelo Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores de São Paulo (ABO-SP) e Ouvidor da Fazenda Estadual, Florêncio dos Santos Penteado Sobrinho.
Esteve presente também no evento o Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho.