ARES-PCJ recebe cessão de equipamentos do ProEESA
A equipe da Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ) recebeu, nesta quinta-feira (05), equipamentos eletromecânicos do ProEESA (Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água), parceria da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades com a Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), que foram cedidos para uso da agência para realizar diagnósticos de eficiência nos sistemas de abastecimento dos municípios associados.
Ao todo foram quatro equipamentos recebidos pelos funcionários da ARES-PCJ, os quais têm a função de avaliar itens como vazão, pressão e medições elétricas. De acordo com Thalita Salgado, analista na Diretoria Técnica-Operacional da Agência, “tanto a ARES-PCJ pode usar [o material] para fazer medições e fazer capacitações dos prestadores, como os próprios prestadores podem requisitar o uso desses aparelhos para fazer os próprios diagnósticos”.
Julian Villelia Padilla, consultor do ProEESA, orientou os funcionários sobre o funcionamento de cada produto durante a entrega. “Os equipamentos são muito importantes para ter os dados reais de como o sistema está operando, calcular o seu rendimento, e com isso poder identificar as melhorias que podem ser feitas”, afirma.
O projeto promove a primeira Rede de Aprendizagem no Brasil por meio da realização de treinamentos para prestadores de serviço de saneamento básico associados à Agência Reguladora PCJ. Foram 13 prestadores dos serviços de água e esgoto selecionados e capacitados com o objetivo de se tornarem multiplicadores desse conhecimento na região.