Campinas recebe 2ª oficina do Plano de Segurança da Água
Nos dias 08 e 09 de agosto de 2016, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) promove a 2ª Oficina de validação dos métodos referentes ao Plano de Segurança da Água (PSA), em conformidade com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e do governo brasileiro. O local escolhido para o evento foi a sede da SANASA, no município de Campinas.
A primeira oficina de trabalho ocorreu em Brasília no mês de fevereiro, tendo como objetivo discutir as metodologias da Matriz de Priorização de Riscos e a Árvore de Decisão utilizada na Avaliação de Pontos Críticos de Controle (APPCC). Já o segundo encontro pretende realizar uma nova rodada de debate sobre as questões que foram obtidas um consenso.
Foram convidados representantes de comitês de bacias hidrográficas, profissionais do setor de saneamento básico, pesquisadores e gestores públicos, sobretudo, aqueles que já participaram da primeira capacitação. O resultado das oficinas será adotado como ferramenta de avaliação de risco do Plano de Segurança da Água, a partir de uma plataforma web que vem sendo desenvolvida pelo IFG.
A implementação do PSA visa identificar as possíveis deficiências no abastecimento de água, organizando e estruturando o sistema com a finalidade de minimizar os incidentes, a exemplo de falhas mecânicas, secas ou inundações. Segundo a OMS, o plano deve considerar as metas de saúde, a capacidade dos sistemas de abastecimento e os programas de vigilância de controle da água. A implantação dessas atividades requer a utilização de procedimentos metodológicos que necessitam de adequação à realidade brasileira, por isso, a capacitação foi convocada.