Conclusão do DMC aponta potencial de redução de perdas
Complementando a segunda etapa de divulgação dos resultados do DMC de Santa Bárbara d´Oeste, a ARES-PCJ finaliza a divulgação do estudo, com demonstração dos resultados da troca de hidrômetros e a pesquisa de vazamentos.
Resultados do DMC indicam que a troca de hidrômetros aumentou em 32% o volume micromedido e a pesquisa e reparo de vazamentos reduziu o índice de perdas de 49% para 24%
Após a implementação da etapa de Controle de Pressão, o projeto do DMC de Santa Bárbara d´Oeste deu andamento às etapas seguintes, realizando a troca de hidrômetros e, posteriormente, a pesquisa e reparo de vazamentos.
A troca de hidrômetros aumentou em 32% o volume micromedido, sendo constatado um retorno do investimento (payback) nessa etapa em 19,2 meses. Em relação à pesquisa de vazamentos, o índice de perdas, que era de 49% após troca de hidrômetros, reduziu para 24% após o reparo de vazamentos.
Em 2018, a ARES-PCJ dará continuidade ao projeto de implementação e acompanhamento de indicadores em um novo DMC a ser instalado em município regulado.
Veja mais detalhes no estudo completo aqui.
Para verificar informativos anteriores, acesse nosso Informativo Técnico.