NOSSAS CIDADES: ARARAQUARA

Com economia predominantemente baseada na laranja e na cana-de-açúcar, Araraquara é uma das 26 cidades que compõem a Região Turística Centro Paulista e há 270 km de São Paulo. A cidade é associada à ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) desde 2014, sendo os serviços de saneamento básico prestados pelo DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara).

Água e esgoto
o DAAE foi criado em 1969 pela Lei Municipal 1697 e é uma autarquia responsável pelos estudos, projetos e execução dos serviços de saneamento básico em Amparo.

A ARES-PCJ é um consórcio público de direito público e responsável por fiscalizar e regular o DAAE, auxiliar na resolução de problemas junto aos prestadores, além de definir tarifas e preços públicos de seus serviços. A última Resolução de Araraquara foi publicada em maio de 2017 para o reajuste das tarifas de água e esgoto no município, sendo o valor, na categoria residencial, de R$ 3,08 por m³ (metro cúbico), considerando a faixa de consumo até os 10 m³.

Na fiscalização do DAAE, são produzidos relatórios periódicos que pontuam as não conformidades na prestação dos serviços e apontam recomendações para a melhoria. Desde 2014 já foram produzidos seis desses relatórios, todos enviados à autarquia para as providências, conforme define a Resolução nº 48 da ARES-PCJ.

Nas mais de 50 cidades atendidas pela ARES-PCJ é feita também a análise da qualidade da água e esgoto, sendo, até agora, realizadas 37 em Araraquara. Em relação à água, a análise pode ser Básica (11 parâmetros) ou Completa (87 parâmetros), medindo características como PH, cor aparente e quantidade de Ferro presente. Em 2017, foram realizadas nove análises de água e uma de esgoto em Araraquara.