NOSSAS CIDADES: SANTO ANTÔNIO DE POSSE

Santo Antonio de Posse integra a Região Metropolitana de Campinas e é conhecida principalmente pela Igreja de Santo Antônio. Desde 2010, é associada à ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), tendo seus serviços de saneamento básico prestados pela DAE (Diretoria de Água e Esgoto), pertencente a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, e regulados pela agência desde então. 
 
Água e esgoto
A DAE realiza diretamente ou por contratos as obras de construção e manutenção da estrutura dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Santo Antonio de Posse.
 
A ARES-PCJ, consórcio público de direito público, é responsável por fiscalizar e regular a DAE, auxiliar na resolução de problemas junto ao prestador, além de definir tarifas e preços públicos de seus serviços. Em 2018, foi publicada a última Resolução reajustando as tarifas de água e esgoto no município que definiu o valor da tarifa mínima na categoria residencial em R$ 33,45 por até 10 metros cúbicos de consumo.
 
Desde 2010, a fiscalização da prestação dos serviços da autarquia é realizada pela Agência Reguladora PCJ em Santo Antonio de Posse. Para isso, são produzidos relatórios periódicos que pontuam as não conformidades na prestação dos serviços e apontam recomendações para a melhoria. Desde a adesão do município, foram produzidos dois relatórios que definem melhorias a serem realizadas pelo prestador, estes são enviados a DAE de acordo com o proposto pela Resolução ARES-PCJ nº 48.
 
Outra atividade realizada nos mais de 50 municípios atendidos pela ARES-PCJ é a análise da qualidade da água e esgoto que, no total, soma 21 análises só em Santo Antonio de Posse. Em relação à água, a análise pode ser básica (11 parâmetros) ou completa (87 parâmetros), medindo características como PH, cor aparente e quantidade de Ferro presente. Em 2018, oito análises básicas de água foram realizadas na cidade, além de duas referentes ao esgoto